Tempo de Leitura: 2 minutos

Está preparado para ganhar asas e estudar no exterior? O intercâmbio High School é uma oportunidade de imergir no idioma cursando o Ensino Médio em algum país estrangeiro, que possui grandes vantagens que muitas vezes os estudantes brasileiros desconhecem. Separamos 5 dicas especiais para quem quer cursar o intercâmbio High School, mas ainda está em dúvida. Confira!

1) Nem sempre o estudante precisa ficar hospedado em casa de família

Primeiramente, é comum que o estudante de High School – equivalente ao Ensino Médio fora do Brasil – fique hospedado na casa de uma família nativa, convivendo com seus integrantes dia a dia, o que permite conhecer melhor a cultura e também o idioma por imersão. As famílias passam por uma seleção rigorosa e ainda há acompanhamento da escola local e da agência que proporcionou o intercâmbio. No caso de alunos de menor idade, ter o acompanhamento de adultos é fundamental. Na casa nativa, você terá o seu próprio quarto e participará das atividades da família.

No entanto, nem sempre é o desejo dos pais e dos alunos ficar hospedados em casa de família. Por isso, há muitos programas de intercâmbio que oferecem hospedagem na escola, como se fosse um internato – são as chamadas boarding schools – confira todos os detalhes nesta matéria. O acompanhamento do estudante é 100% de responsabilidade dos instrutores e tutores da escola, e o aluno tem a oportunidade de conhecer estudantes de todo o mundo.

2) As atividades extracurriculares podem ser incríveis

Um grande diferencial do High School fora do país para o Ensino Médio brasileiro são as atividades extracurriculares que acontecem nas escolas. A começar pelo horário escolar, que fora do Brasil é mais amplo. As matérias comuns nas escolas se dividem em obrigatórias e optativas e há atividades extras que geram créditos e que podem dar a oportunidade ao estudante de praticar o idioma mais intensamente.

Sobretudo, estudantes de intercâmbio, além de matérias comuns, contam com aulas de idiomas. Mas podem ainda realizar outras tarefas extracurriculares, como esportes, atividades científicas, atividades artísticas e muito mais.

3) Você pode fazer uma experiência por tempo menor antes de ingressar no High School

Esta é uma grande vantagem para quem se sente inseguro ou não tem muito tempo para o High School. A ideia é fazer um mini High School, em um intercâmbio de curta duração (até 1 mês) no período de férias escolares. O férias teen conta com um programa como este e você pode conferir todos os detalhes neste link.

4) É preciso ter desprendimento e senso de responsabilidade

O estudante de High School precisa estar disposto a fazer um intercâmbio e deve saber que assim como há em casa, no local haverá responsabilidades. É preciso ser flexível, querer conhecer a cultura e ter a disposição de se virar sozinho mesmo que tenha total apoio em sua estadia.

5) Você pode fazer amigos para a vida toda

Escolas que acolhem estudantes em intercâmbio contam com a presença de estudantes de diferentes partes do mundo. Ou seja, além de fazer amigos nativos, pode conhecer estudantes de outras partes do planeta. Além disso, há High School não apenas nos Estados Unidos, mas no Canadá, na Alemanha, na Argentina, Nova Zelândia, Austrália e outros países.

Veja também: High School 2023 – Intercâmbio para adolescentes com inscrições abertas

Então, gostou das dicas sobre como fazer o intercâmbio High School? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!