5 primeiras coisas que devo pensar para fazer um intercâmbio?
Se você nunca fez um intercâmbio e não sabe por onde começar para tornar a sua viagem uma realidade, saiba que 5 coisas tornam o processo muito mais fácil e rápido.
Cada vez mais brasileiros sentem a necessidade de estudar no exterior, seja para turbinar a carreira, para buscar qualidade de ensino, pela experiência cultural e domínio do idioma ou simplesmente pela aventura. Para alguns, este sempre foi um sonho desde criança e, determinado momento da vida, chega a hora de realizar.
Depois da pandemia, muitas oportunidades, ofertas e condições tornaram o intercâmbio ainda mais acessível. Houve uma retomada das atividades de escolas e serviços ao redor do mundo, que flexibilizaram o acesso. Chegou a hora de estudar fora? Então, comece a planejar o seu intercâmbio com estas dicas!
Destino do intercâmbio
Primeiramente, para onde você quer ir? Tente conciliar o destino com o aprendizado do idioma que sempre quis aprender ou que precisa maior proficiência. Desta forma, defina o país, pois fica mais fácil definir a cidade e a instituição de ensino. E fale com um consultor BIL sobre as opções de pacotes para este destino. Além disso, conheça as escolas e vantagens de cada programa.
Caso não tenha ideia de onde estudar, converse com especialista BIL e veja quais são as melhores opções. Baseie a sua decisão quanto ao idioma que gostaria de aprender, a disponibilidade de tempo e seu orçamento. Deste modo, os consultores BIL vão criar um perfil para você e saberão indicar as melhores opções.
Veja mais sobre como escolher o país ideal para o seu intercâmbio nesta matéria!
Duração dos seus estudos
Quanto tempo tem disponível para estudar no exterior? Este é outro item importante em seu planejamento do intercâmbio – veja mais dicas nesta matéria. Saiba que há cursos de curta (até 1 mês), média (entre 3 a 6 meses) e longa duração (mais de 6 meses). Isso implica também no valor do investimento em seus estudos e custos pessoais da viagem. Quanto mais tempo, maiores os custos.
Desta forma, saiba qual o tempo tem disponível, tipo de intercâmbio (veja mais no link) e o seu orçamento e escolha um programa que agregue o máximo de valor no tempo em que irá ficar fora. Veja quais são as vantagens, atividades extras, possibilidade de passeios, possibilidade de ampliação do tempo do intercâmbio, etc.
Quando viajar
Certamente, muitas turmas de idiomas para estrangeiros começam no início de semestres, assim como acontece com os programas High School. Mas há escolas que a todo momento estão fechando turmas e oferecem cursos o ano todo (como é o caso dos cursos livres de idiomas e cursos profissionalizantes).
Já quanto aos cursos de férias, geralmente ocorrem entre junho e agosto e são de curta duração. No caso do intercâmbio acadêmico, geralmente começam no ano letivo da instituição, que podem variar bastante o mês.
Em suma, a dica é ficar atento às datas dos pacotes disponíveis e encaixar a sua viagem. O tipo de intercâmbio e a duração da estadia vão definir quando viajar. É ideal ainda fazer o planejamento do seu intercâmbio com antecedência – de 6 meses a 1 ano – pois isso ajuda na definição da duração.
Orçamento do intercâmbio
Este é um ponto essencial no planejamento do seu intercâmbio. O orçamento são as condições financeiras que terá a sua viagem. A boa notícia é que há intercâmbios para todos os bolsos e a BIL tem algumas facilidades exclusivas de pagamento, em que você consegue quitar a sua viagem antes de partir – fale com os nossos consultores!
Sobretudo, o orçamento é definido pelo tipo de intercâmbio, destino escolhido, pacote, duração, época da viagem, câmbio e outros fatores. Ou seja, a dica é colocar tudo da ponta do lápis. Além disso, escolha uma agência especializada em intercâmbios, que além do suporte integral durante toda a sua viagem, consegue as melhores condições de pacotes.
No orçamento devem constar:
- Documentação inicial – vistos, documentos pessoais, etc.
- Seguro de viagem.
- Investimento com o pacote – curso, taxas, materiais, matrícula, etc.
- Passagens aéreas.
- Transporte local em todo o período.
- Alimentação e despesas pessoais.
- Hospedagem ou estadia.
- Extras e imprevistos.
Veja mais nesta matéria sobre como fazer um orçamento para o seu intercâmbio.
Formas de pagamento das suas despesas e investimento
Como pagar a sua viagem? Esta é uma pergunta muito frequente. Isso vai depender do pacote escolhido. Alguns oferecem mais vantagens e promoções que outros.
Em geral, a BIL parcela a sua viagem em 10 vezes ou mais, além de contar com um programa de pagamento exclusivo, um programa de parcelamento sem juros para diferentes tipos de intercâmbios, o que faz toda a diferença na hora do seu planejamento. Inclusive, você pode parcelar os custos até a data da viagem, sem acumular dívidas ou gastos. Assim, converse com um consultor BIL e aproveite ainda as promoções ofertadas pelas escolas parceiras.
Aliás, muitas instituições de ensino oferecem bolsas de estudo e em alguns países é possível trabalhar enquanto você estuda – veja mais nesta página. São formas de pagar o seu intercâmbio.
E agora, como devo ir?
Para finalizar, agora que você já sabe quais são os primeiros passos para estudar no exterior, fale com um consultor BIL e escolha as melhores opções de viagem conforme o seu perfil. Marque uma reunião sem compromissos! Da escolha do seu destino ao retorno ao Brasil, e por toda a sua estadia, o suporte é 100% integral.
Veja também: Santa Barbara – Califórnia – Faça um intercâmbio nos Estados Unidos
Então, gostou das dicas sobre como planejar o seu intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!