Um mês de intercâmbio vai me deixar fluente?
Esta é uma dúvida muito comum entre os estudantes que sonham em fazer um intercâmbio. Todas as semanas, novos estudantes chegam aos consultores da BIL Intercâmbios fazendo esta pergunta diante da possibilidade de cursos rápidos no exterior.
Afinal, os cursos de curta duração são os mais procurados pelo preço e justamente pela duração, que podem inclusive caber no espaço de suas férias. Isso reduz bastante os custos e despesas pessoais durante a viagem. Mas será que funciona mesmo? Descubra a seguir!
Fluência X Proficiência: Entenda!
Primeiramente, antes de responder a esta pergunta, é preciso fazer uma diferenciação entre os conceitos de fluência e proficiência. Fluência tem relação com o nível de Inglês que você está estudando, enquanto proficiência tem a ver com dominar a língua que você estudou de forma completa.
O termo “níveis de fluência” refere-se a níveis predeterminados de habilidades linguísticas que se correlacionam com a proficiência de uma pessoa ao falar, escrever e ler uma língua estrangeira.
Desta forma, você já tem alguma fluência em alguma segunda língua (que não a sua) ao qual você foi exposto ao longo da sua vida. Por exemplo, você tem algum nível de entendimento e prática de inglês, justamente pelo contado direto ou indireto com a língua, seja por meio de filmes, aulas escolares, músicas, etc.
A fluência é medida em níveis e por menor que seja o seu conhecimento sobre um idioma, você é “fluente” conforme este nível. Atingir a fluência, por sua vez, é dominar um novo idioma de forma similar a um nativo. Já a proficiência é um envolvimento muito maior do idioma, um domínio mais profundo. É ter ampla compreensão sobre as estruturas teóricas para, assim, desempenhar a comunicação com embasamento.
O mundo fantástico da imersão no intercâmbio
Quando você faz um intercâmbio, seja de curta, média ou longa duração, você tem um ganho quase total de aprendizado, pois você aprende com estrangeiros e nativos, seja na sala de aula, com curso focado em você sendo um estrangeiro, seja na rotina do dia a dia, interagindo livremente com as pessoas e tendo que se comunicar em situações comuns do dia a dia.
Quando o intercâmbio permite, além de estudar, também trabalhar em meio período – como em países como Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, por exemplo – a capacidade de imersão e aprendizado são ainda maiores. Assim, conforme mais intensa é a sua imersão, maior será a sua fluência, independentemente do tempo que tem disponível para isso.
Por que intercâmbio é a melhor forma de aprender um idioma?
Nenhum curso que você fizer no Brasil será tão rápido, completo e eficaz quanto um intercâmbio, justamente pelas habilidades e a forma de desenvolvimento que terá nesta experiência. Nada se compara a aprender imerso em uma situação onde você depende do aprender para se comunicar e interagir. Fluência tem a ver com criar intimidade com o novo idioma.
No intercâmbio, você aprende o tempo todo, a cada momento, em tudo o que você faz, além de ter aulas específicas para este fim. No cursinho de idioma, que pode até dar uma boa base antes de um intercâmbio, você aprende no horário da aula, e precisa criar estratégias no seu cotidiano para continuar aprendendo.
Além disso, cursos de idiomas no Brasil são caros e muito demorados. O intercâmbio permite explorar as suas necessidades e habilidades em cursos de diferentes durações. Logo, o custo-benefício do intercâmbio é sempre melhor.
Vou ficar fluente em um intercâmbio de um mês?
Como dito, fluente você é em algum nível da língua estrangeira, nem que seja um nível mínimo, menos que básico. O que você busca em um intercâmbio é aumentar a sua fluência. Então, a resposta é sim, é possível se tornar mais fluente em apenas um mês de intercâmbio. Isso porque:
- Você irá cursar um programa totalmente voltado para o aprendizado de estudantes brasileiros.
- Este programa terá aulas práticas e teóricas, em um bom número de horas dedicadas na semana – é sempre indicado pelo menos 20 horas de aula em cursos rápidos, mas sempre é possível fazer mais horas-aula.
- Há atividades extraclasse que vão turbinar ainda mais o seu aprendizado – passeios, excursões, práticas esportivas, etc.
- Se você optar por um intercâmbio profissionalizante ou em áreas de interesse, vai ter mais fluência neste âmbito profissional.
- Se optar por um High School, terá a convivência diária com nativos em uma escola e aprenderá as matérias comuns em outro idioma, além de aulas específicas para estrangeiros.
- Ter fluência é também estar em contato com uma nova cultura. Isso o intercâmbio garante.
- Se você fizer um intercâmbio de estudo e trabalho, estará em uma situação de aprendizado mais amplo.
- A todo momento, você terá que interagir com nativos e resolver situações do dia a dia, coisa que não acontecerá aprendendo no seu próprio país.
É possível aumentar e muito o seu nível de fluência em um mês intensivo de intercâmbio, ainda mais se você expor a situações diferentes do uso da língua. No seu intercâmbio, inscreva-se em todas as atividades extras e exponha-se, sem medo, ao idioma 24 horas por dia, expandindo o programa que foi criado para o seu aprendizado.
Por isso, os cursos rápidos de idiomas no exterior foram criados neste formato. A BIL conta com vários pacotes de um mês de duração e as matrículas para 2023 já estão abertas! Fale com um de nossos consultores!
Veja também: High School nos Estados Unidos – Escolha o seu esporte!
Então, gostou das dicas sobre intercâmbio e fluência? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!