Intercâmbio para adolescentes sem guias – Como funciona?
A preocupação de muitos pais é deixar os seus filhos adolescentes viajarem para o exterior sem guias brasileiros. Será que realmente é um motivo de preocupação? O intercâmbio para adolescentes não é uma novidade e na maioria das vezes não tem guias brasileiros durante a viagem. Há muitas décadas jovens e adolescentes viajam para estudar no exterior simplesmente sozinhos, e isso tem muitas vantagens. A seguir, confira como acontece este tipo de viagem.
Amadurecimento durante o intercâmbio para adolescentes
Com certeza, viajar sozinho em qualquer idade traz muita maturidade, liberdade e desenvolvimento pessoal. Mas na adolescência isso fica ainda mais intenso e até mesmo necessário.
No entanto, viajar sozinho não significa estar sem o total apoio de que o estudante necessita. Quando alguém, decide fazer um intercâmbio na adolescência, é preciso que os pais e responsáveis entendam que do planejamento ao retorno ao Brasil, e durante toda a sua estadia no destino, haverá uma equipe de apoio monitorando o jovem a todo o momento.
No caso da BIL Intercâmbios, um consultor fica responsável pelo apoio aqui do Brasil, além dos monitores das escolas no exterior. Quando o adolescente se hospeda em casa de família, a família selecionada também fica responsável pelo jovem.
No contrário, quando a hospedagem é na escola – como é o caso das boarding schools – uma equipe interna controla e apoia todas as atividades do aluno. No caso da viagem em si, a companhia aérea se responsabiliza pelo trajeto de menores. Então, é muito importante escolher uma agência especializada que garanta todos estes cuidados.
Melhores destinos para jovens e adolescentes
Opções não faltam para quem quer estudar no exterior, mesmo sendo jovem. Além dos cursos de curta duração, há os de média e longa duração, High School, cursos de férias, programas em grupo, cursos pautados em profissões e várias outras ofertas de intercâmbio.
Assim, uma dica é conhecer cada uma delas conversando com um consultor da BIL. Aliás, os destinos são os mais variados e dependem do idioma que se quer estudar. A BIL tem escolas parceiras em todo o mundo.
Certamente, o inglês é a língua mais procurada por este público. E estes são os destinos mais procurados no caso de intercâmbio para adolescentes:
- Estados Unidos – Miami, Boston e Los Angeles têm destaque.
- Europa – Malta e Reino Unido.
- Canadá – Vancouver e Montreal (para quem quer aprender inglês ou francês).
Atenção à autorização judicial
Para um estudante brasileiro menor de 18 anos viajar sozinho, é preciso autorização judicial. Quando o menor não estiver acompanhado de ambos os pais ou acompanhada do responsável legal, é preciso a emissão deste documento para viajar, o que deve ser feito previamente. É importante lembrar deste detalhe e não deixar para a última hora.
Consultoria BIL Intercâmbios
Para finalizar, uma forma de planejar o intercâmbio para adolescentes de forma segura é fazendo com a ajuda de um consultor da BIL Intercâmbios. Inclusive, desde 1985, a empresa é especializada em levar ao exterior jovens e adultos de todas as idades, para os mais diversos países do mundo.
Agende hoje mesmo uma conversa com um dos consultores da BIL e tire todas as suas dúvidas. Sobretudo, o consultor irá acompanhar o estudante do planejamento ao retorno ao Brasil e estará disponível em todo o período.
Veja também: Intercâmbio High School 2023 – Conheça as matérias oferecidas!
Então, gostou das dicas sobre intercâmbio para adolescentes? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!