Tempo de Leitura: 4 minutos

O Canadá é um país com muita necessidade de contratação de profissionais e possui vários programas para captar talentos de todo o mundo. Logo, a forma mais rápida e adequada de arrumar um emprego no Canadá é por meio da aplicação para um intercâmbio Work and Study, em que você estuda e trabalha em meio período, faz estágios ou trabalha após o seu curso – faculdade ou profissionalizante.

A boa notícia é que as escolas parceiras da BIL já garantem entrevista e orientação sobre o processo de ingresso no mercado de trabalho canadense assim que você pisar no país. A seguir, saiba como conquistar a sua vaga no Canadá enquanto aprimora o seu inglês ou faz uma faculdade!

O que é o Co-Op no Canadá?

O Canadá oferece a quem deseja fazer um intercâmbio grandes vantagens. E uma delas é um visto específico de trabalho e estudo – SW1 (Study and Work), que permite com que o estudante de faculdade e cursos profissionalizantes trabalhem e estudem, inserindo-se no mercado de trabalho canadense, já carente de talentos.

O visto está relacionado aos programas Co-Op, um acordo entre governo e entidades educacionais credenciadas que permite que estudantes em intercâmbio possam estudar e trabalhar em seu período de curso ou após ele. Esses programas combinam aprendizado acadêmico com experiência prática no local de trabalho.

Como funciona?

No contexto educacional canadense, um programa Co-Op permite que os estudantes alternem períodos de estudo em sala de aula com períodos de trabalho remunerado relacionado ao campo de estudo deles. Essas experiências de trabalho prático proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula no ambiente de trabalho real, ganhando experiência valiosa e desenvolvendo habilidades práticas.

Os programas Co-Op são comuns em diversas disciplinas, incluindo engenharia, tecnologia da informação, negócios, ciências da computação e outras áreas. A participação em um programa Co-Op pode oferecer aos estudantes uma vantagem significativa no mercado de trabalho, fornecendo não apenas conhecimento teórico, mas também experiência prática e uma rede de contatos profissionais. Além disso, ele pode até solicitar novos vistos para continuar estudando no país e, posteriormente, até mesmo imigrar.

Vantagens de trabalhar e estudar no Canadá?

Em geral, estas são algumas vantagens em estudar e trabalhar por meio da aplicação pelo co-op no Canadá:

Experiência Profissional

É a porta de entrada para o mercado de trabalho canadense. Trabalhar durante os estudos proporciona uma valiosa experiência profissional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimento do mercado de trabalho.

Autossuficiência Financeira

A renda proveniente do trabalho pode ajudar a cobrir despesas cotidianas e do intercâmbio, como moradia, alimentação e transporte, tornando os estudantes mais autossuficientes financeiramente.

Networking

O emprego durante os estudos possibilita a criação de contatos profissionais locais, o que pode ser benéfico para futuras oportunidades de carreira. Aliás, logo no início do programa você terá apoio de vários profissionais e conhecerá muitas empresas.

Prática do Idioma e imersão

Trabalhar em um ambiente de língua inglesa ou francesa (dependendo da região) contribui para aprimorar as habilidades linguísticas, já que os estudantes têm a oportunidade de praticar o idioma no contexto profissional.

Desenvolvimento de Habilidades Pessoais

Trabalhar simultaneamente aos estudos exige habilidades de gerenciamento de tempo, organização e adaptabilidade, promovendo o desenvolvimento pessoal. Além disso, poderá aplicar o que vem aprendendo e desenvolver novas competências profissionais.

Relevância no Mercado de Trabalho

A experiência de trabalho no Canadá pode tornar o currículo mais atrativo para empregadores locais e internacionais, aumentando as chances de sucesso no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos.

Como arrumar um emprego no Canadá?

Quando o aluno escolhe e aplica para um intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá, assim que ele chega no país, terá aulas de como fazer o currículo canadense, carta de apresentação, LinkedIn, preparação para a entrevista e conhecerá o Co-Op Mananger, que será responsável pelo seu processo. Também receberá indicações de vagas.

Ou seja, como as vagas de emprego são abundantes e como o aluno está com um visto adequado, dentro do programa, é muito mais fácil conseguir um emprego no Canadá desde o início.

A seguir, confira o vídeo feito por uma das escolas parceiras da BIIL no Canadá e saiba mais detalhes:

Neste e-book gratuito, você saberá todos os detalhes dos cursos acadêmicos e profissionalizantes que permitem estudar e trabalhar no Canadá e as vantagens deste tipo de intercâmbio. Você encontrará 8 escolas que são qualificadas para programas de trabalho es estudo e todos os detalhes sobre cursos, hospedagem, aplicações e permissão de trabalho.

Trâmite de vistos e permissões de trabalho no Canadá

A permissão de estudo e trabalho no Canadá pode ter a duração de 6 meses a 3 anos, conforme a aplicação e a província escolhida. A seguir, confira no gráfico como funciona o passo a passo para estudar e trabalhar no Canadá:

emprego no Canadá

Fale com a BIL!

Para finalizar, saiba que é possível se inscrever em um intercâmbio acadêmico com possibilidade de emprego no Canadá desde já. Fale com um consultor BIL e ele explicará como tudo funciona e as opções disponíveis para você!

Veja também: Trabalho e Carreira – Como o inglês aumenta as oportunidades

Então, gostou das dicas sobre como arrumar um emprego no Canadá? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!