Tempo de Leitura: 4 minutos

Um intercâmbio cultural é uma forma incrível de conhecer uma nova cultura, novos gostos e costumes, fazer amigos de outras partes do mundo – e tudo isso enquanto você estuda o idioma de modo intensivo. A seguir, veja algumas vantagens do intercâmbio cultural e saiba a diferença entre este e outros tipos de intercâmbio!

O que é um intercâmbio cultural?

Primeiramente, o intercâmbio cultural tem o objetivo de fazer com que o viajante emerja na cultura do país de destino escolhido, fazendo com que, além das aulas de idiomas que acontecem em um período do dia, ele possa ter uma experiência cultural profunda, através de passeios, experiências gastronômicas, participar de festivais, ter contato direto com os nativos na rotina diária, conhecer a história local e explorar tudo o que a oportunidade possa oferecer. Ele pratica o idioma enquanto descobre uma cultura diferente da sua.

Por isso, o intercâmbio cultural se diferencia de outros tipos de intercâmbio, conforme o objetivo de cada um. Ou seja, um intercâmbio acadêmico, apesar de oferecer uma experiência cultural, tem o foco em cursos de graduação e pós-graduação. Já o intercâmbio profissional, por exemplo, situa a aprendizagem no contexto de uma profissão, ampliando o networking e os conhecimentos novos desta área, apesar de também oferecer uma experiência cultural significativa.

E o intercâmbio cultural tem o objetivo do ensino de um determinado idioma, a partir de aulas gerais conforme o nível do aluno, mas que o coloca também em situações de imersão na cultura do destino, com aulas práticas, passeios, atividades extras, etc. Tem um sentido mais amplo e é o programa de intercâmbio mais comum.

Dicas de como aproveitar ao máximo esta experiência

A segui, listamos algumas dicas para que você aproveite muito o seu curso de intercâmbio cultural:

1) Não fale português durante todo o período

Mesmo que divida as aulas com estudantes brasileiros, tente não falar em português durante todo o período. De preferência, escolha destinos e cursos com menos brasileiros. Quanto maior a imersão que tiver na cultura o no idioma do destino, mais rápido você aprenderá a língua. Além disso, quanto mais fluente for, maior será a sua capacidade de entendimento da cultura local e da sua visão de mundo.

2) Faça amigos de outras nacionalidades

Além de amigos nativos, você terá a oportunidade de fazer amigos de outras partes do mundo, que como você, estão lá para aprender o idioma e a cultura do país. Aproveite para conhecer pessoas e sempre falar com elas no idioma local.

3) Busque experiências típicas da região

Festivais, eventos culturais, gastronomia, tradições regionais: aproveite para conhecer melhor a cultura vivendo a mesma de perto. Sempre há muito o que conhecer. Esteja aberto às experiências, mesmo que, de antemão, sejam muito diferentes do que existe em seu país.

4) Invista em atividades extras

Geralmente. As escolas de idiomas no exterior oferecem atividades extras no contraturno das suas aulas. São passeios, atividades esportivas, aulas de conversação, pequenas viagens às cidades vizinhas, sessão de filmes, recepções e outras atividades que ajudam na imersão do idioma e a conhecer a cultura do país de destino. Faça todas as atividades que puder.

5) Conheça pontos turísticos e faça passeios

Você pode fazer um roteiro de tudo o que tem para conhecer no local de destino do seu intercâmbio. Pesquise dicas de viajantes e outras pessoas que passaram pela região e apontaram atrações imperdíveis. Você terá tempo para fazer vários passeios.

6) Prove novos sabores

Mesmo que não tenha certeza, prove sempre os pratos locais. Você jamais terá uma experiência parecida em outra oportunidade como o intercâmbio. Muito da cultura de um povo se conhece pelos pratos típicos e modo de preparar os alimentos. Fuja das redes padronizadas de fast foods.

7) Conviva com outras pessoas em sua hospedagem

Se estiver na casa de uma família anfitriã, se esforce para fazer parte da rotina e conhecer as pessoas. E se tiver em alojamento estudantil, não fique apenas no quarto: aproveite as áreas de convivência para conversar com outros estudantes, marcar passeios e conhecer as suas histórias. Intercâmbio é troca: leve um pouco do Brasil com você e mostre também um pouco da sua cultura.

8) Registre cada momento

Faça vídeos, tire muitas fotos e compartilhe a sua experiência nas redes sociais. É uma forma de registrar toda a sua experiência e dar dicas a outras pessoas que também querem passar por algo parecido. É um registro histórico de tudo o que você viveu e mostrar para a sua família e amigos. Aliás, se quiser, escreva um diário de viagem ou faça um blog com tudo o que aconteceu na sua viagem e as suas impressões.

9) Faça passeios às cidades próximas

Não deixe de visitar as cidades próximas ao seu destino. Por exemplo, Londres é um destino de intercâmbio maravilhoso e privilegiado. Explore muito a cidade. Mas não se esqueça que Cambridge, Rye, Hastings, Bath e outras cidades de fácil acesso a partir de Londres, que são pitorescas, históricas e lindíssimas. Todo destino de intercâmbio tem passeios próximos que você precisa conhecer.

10) Revise as suas experiências

No fim de cada dia, revise tudo o que aprendeu e anote as suas dúvidas e as suas dificuldades, seja no idioma ou questões pessoais. Pergunte sempre que tiver dúvida sobre algo, de forma educada e veja o que pode fazer melhor para aprender ainda mais sobre a cultura e o idioma. Quer saber mais sobre intercâmbio cultural? Fale com um consultor BIL agora mesmo e veja os programas que tenham mais a ver com o seu perfil.

Veja também: Férias em Família – Um roteiro diferente para intercâmbio!

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio cultural? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram! Conheça também a nossa página no LinkedIn!