Como fazer um intercâmbio sem gastar uma fortuna
Você pode fazer um intercâmbio sem gastar uma fortuna! Atualmente, há mais condições de estudar fora e variedade de cursos que permitem pessoas de todos os orçamentos realizarem o sonho do intercâmbio. Para isso, é preciso seguir algumas dicas. Veja mais!
Economia e decisão – Como fazer um intercâmbio sem gastar uma fortuna
Primeiramente, fazer intercâmbio e viajar com mais economia requer planejamento e algumas estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo cada centavo. Aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar sua experiência de intercâmbio ou viagem mais acessível financeiramente!
Pesquise e compare preços
Para começar, pesquise muito! Antes de fazer qualquer reserva, dedique um tempo para pesquisar e comparar preços de passagens aéreas, hospedagem, transporte local e atividades. Inclusive, sites e aplicativos de comparação de preços podem ajudar a encontrar as melhores ofertas disponíveis.
Seja flexível nas datas de viagem
Em segundo lugar, ser flexível nas datas de viagem pode resultar em economias significativas. Voar em dias menos procurados da semana ou fora de temporada pode resultar em tarifas mais baixas tanto para passagens aéreas quanto para hospedagem. Aliás, opte por cursos de baixa temporada, que são mais baratos e com menos gente.
Explore opções de hospedagem econômicas
Além de hotéis, considere outras opções de hospedagem mais econômicas, como albergues e casa de família anfitriã. Isso é, essas alternativas costumam ser mais acessíveis e proporcionam uma experiência mais autêntica.
Em destaque, outra dica é optar por escolas com hospedagens próprias, que são completas – com cozinhas, lavanderias e áreas de convivência.
Cozinhe em vez de comer fora
Uma das maiores despesas durante uma viagem é a alimentação. Por isso, uma maneira de economizar é preparar suas próprias refeições em vez de comer em restaurantes todos os dias. Opte por mercados locais e cozinhe em hostels, apartamentos alugados ou em hospedagens estudantis com cozinhas. Você pode ter 40% de redução de custos mesmo em intercâmbios de curta duração. Não sabe cozinhar? É uma ótima oportunidade para aprender!
Use transporte público ou compartilhado
Sobretudo, evite táxis e serviços de transporte privado sempre que possível e opte por usar o transporte público ou compartilhado, como ônibus, metrô, trens locais ou aplicativos de carona compartilhada. Isso porque essas opções são geralmente mais baratas e proporcionam uma experiência mais autêntica.
Outra dica é optar por hospedagens próximas à escola, o que torna mais barato. Muitos parceiros BIL possuem hospedagem no campus ou na escola. Opte também por planos de transporte público com mais descontos.
Aproveite as atividades gratuitas ou com desconto
Muitas cidades oferecem uma variedade de atividades gratuitas ou com desconto, como museus gratuitos em determinados dias da semana, passeios a pé autoguiados, parques e eventos culturais gratuitos. Faça uma pesquisa prévia para identificar essas opções e aproveite ao máximo.
Compre passes turísticos
Em algumas cidades, comprar passes turísticos pode ser uma maneira econômica de visitar várias atrações pagando um preço fixo. Desta forma, avalie se esses passes valem a pena com base no número de atrações que pretende visitar durante sua estadia.
Troque dinheiro com sabedoria
Certamente, o câmbio pode ser um desafio. Evite trocar dinheiro em aeroportos ou casas de câmbio com taxas elevadas. Em vez disso, pesquise as taxas de câmbio em bancos locais ou use cartões de crédito ou débito que ofereçam boas taxas de câmbio e isenção de taxas internacionais.
Seja consciente dos gastos
Planeje a sua viagem em detalhes. Estabeleça um orçamento diário ou semanal para controlar seus gastos durante a viagem. Deste modo, mantenha registros de todas as despesas e evite gastar impulsivamente em itens desnecessários.
Procure por descontos e promoções
Em suma, esteja sempre atento a descontos e promoções em passagens aéreas, hospedagem, atividades e alimentação. Ou seja, inscreva-se em newsletters de companhias aéreas, sites de reservas e aplicativos de viagem para receber ofertas exclusivas.
Dicas bônus!
A melhor maneira de economizar é ser criativo. O que mais é possível para economizar em seu intercâmbio? Faça-se sempre essa pergunta! Saiba que sempre é possível fazer intercâmbio e viajar com mais economia, sem comprometer a qualidade da experiência. Assim, lembre-se de que a chave está no planejamento cuidadoso e na busca por opções econômicas em todas as áreas da viagem.
Para finalizar, aproveite para se inscrever agora em um programa de intercâmbio 2025, com a possibilidade de mais parcelamento, pagando o valor de tabela do ano vigente e ainda tem tempo para se programa e priorizar. Fale com um consultor BIL!
Veja também: Intercâmbio 2024 – Qual a melhor época para estudar no exterior?
Então, gostou das dicas sobre como fazer um intercâmbio sem gastar uma fortuna? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!