Fases do Intercâmbio – Como é estudar no exterior?
Você sabe quais são as fases do intercâmbio? Em suma, um intercâmbio é uma experiência de estudo no exterior e de contato com uma cultura que não é a mesma que a sua. Nesta experiência, pode-se ou não trabalhar conjuntamente (dependendo do país) e pode ter diferentes durações – cursos de curto, médio e longos prazos.
É possível estudar exclusivamente o idioma em questão ou fazer cursos com outros objetivos – cursos profissionalizantes, educação básica (Ensino Médio), cursos voltados às práticas esportivas e artísticas, etc.
Enfim, há muitos tipos de intercâmbio para diferentes idades e objetivos. É uma experiência muito pessoal e significativa, pois é inesquecível e agrega muito valor à visão de mundo do estudante e até mesmo de sua carreira futura.
Prepare-se para a experiência!
O que não se pode negar é que todo mundo que faz intercâmbio vai se deparar com algumas fases que afetam as suas emoções. Por isso, diz-se que estudar fora é uma experiência, primeiramente, de desenvolvimento pessoal, onde se aprende muito, adquirimos maturidade e autonomia. Saber quais são estas fases ajuda a nos preparar ainda mais para esta experiência!
Chegando a um lugar novo
Certamente, esta é a primeira fase! A partida do Brasil e a chegada ao destino, em outro país, depois de meses de preparação e planejamento, é o ponto alto do intercâmbio. O estudante viaja cheio de expectativas e com foco na aventura que será a sua viagem. É um misto de medo e grande alegria. Tudo é novidade! Os primeiros dias é um choque de realidade e cada momento é diferente de tudo o que esperou.
Rotina e saudade
Passam-se alguns dias e você começa a sentir saudade de casa. Isso é normal! Você pode ficar triste, e está tudo bem. Isso vai passar. Além disso, você começou uma nova rotina de estudos e obrigações e viu que você não está apenas de férias.
E tem ainda que se adaptar a cultura local, ao estilo de vida das pessoas no novo país. E nem sempre irá conseguir se comunicar como gostaria. Assim, a dica é usar a tecnologia para diminuir a saudade da família e tentar fazer o melhor possível, treinando o máximo que conseguir.
Mudando a mentalidade e adaptação
Como tudo na vida, é preciso mudar de mentalidade para se adaptar. Seja flexível! Não será fácil aprender um novo idioma longe de tudo e todos que você gosta. Mas vai dar certo se conseguir lidar com as emoções e manter-se focado. Se errar no idioma, aprenda o erro e corrija sempre que possível. É preciso ter paciência porque você vai errar. Se tiver dúvidas, pergunte!
Aprendizado e aproveitamento
Em pouco tempo, você estará mais seguro e leve quanto ao idioma e quanto às pessoas. A saudade não vai mais pesar tanto. Você vai explorar melhor a experiência e buscar formas de aprender mais. A fluência vai se tornando mais automatizada. Isso deixará tudo mais simples. Nesta fase, você vai começar a fazer novos planos, já terá contato com outras pessoas e se divertirá muito mais. É a fase de maior duração e a que você vai mais aproveitar.
Sensação estranha de voltar
Por fim, a última fase é a reta final do intercâmbio. Você fez amigos, vários passeios, está mais confiante quanto à sua comunicação. Tudo é mais fluído, mas já é hora de se preparar para voltar. Novamente, a saudade pode tomar conta. E ao chegar, você vai ver a sua vida com outros olhos.
mais será como antes. Da mesma forma como voltou para a sua casa, seus amigos e sua família, e isso é ótimo, você verá tudo diferente, terá novos interesses e começará a criar uma nova rotina para você.
Veja também: 5 dicas de como encontrar passagens aéreas mais baratas
Então, gostou das dicas sobre as fases do intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!