Hospedagem em residência ou alojamento – Qual escolher?
Hospedagem em casa de família nativa ou alojamento estudantil? Qual o melhor? Esta é uma pergunta muito frequente entre os estudantes que buscam estudar no exterior. Boa parte dos programas oferecem as duas opções.
Em outros casos, apenas uma das opções está disponível. Vale destacar que há vantagens e desvantagens em ambas as alternativas, e o que define a escolha é o seu perfil de estudante e os seus interesses. Veja algumas dicas para escolher a sua hospedagem perfeita durante o intercâmbio!
O que é hospedagem em residência?
A hospedagem em residência é aquela que ocorre em uma casa de família local, nativa ou há muitos anos residindo no país. Esta família é rigorosamente selecionada e se dispõe a receber estudantes estrangeiros em troca de um valor financeiro para as despesas. Em geral, são famílias abertas e liberais, interessadas em ajudar estudantes a aprenderem e se sentirem seguros no país de destino.
Certamente, como todo programa de intercâmbio contam com regras, as famílias também devem seguir as regras deste programa. No homestay ou host family, como também é conhecida esta opção de hospedagem, o estudante terá o seu próprio quarto e a sua privacidade.
Terá refeições combinadas previamente com a família, bem como poderá compartilhá-las, e poderá fazer parte da rotina familiar. Esse contato permite ao estudante conhecer a cultura local diretamente e aprenderá mais rapidamente o idioma. Terá que seguir as regras da família e fazer a sua parte no cuidado do espaço e dos seus objetos pessoais.
Hospedagem tradicional
Na história do intercâmbio, este foi um dos primeiros e mais tradicionais formas de hospedagem, devido ao contato com nativos e com a cultura local. Com a pandemia, esta opção passou a causar um pouco de desconfiança, o que tem se superado com o uso de vacinas e cuidados sanitários, bem como com a drástica diminuição dos casos. Logo, continua a ser uma ótima opção!
Quais as vantagens de hospedar em casa de família?
Há grandes vantagens em se hospedar em casa de família durante o intercâmbio:
- Maior segurança.
- Maior adaptação emocional.
- Menores custos que outras formas de hospedagens.
- É possível fazer amigos para a vida toda.
- Acelera o processo de aprendizagem do idioma.
- A família pode propor viagens e passeios, bem como eventos no ambiente doméstico.
- A família geralmente recebe o estudante no aeroporto.
- A localização é sempre próxima da escola de idiomas. Mas geralmente é mais afastada do centro da cidade.
- Maior segurança a estudantes mais jovens, uma vez que a família fica responsável pelo aluno durante o programa.
O que é alojamento estudantil?
Já o alojamento estudantil é uma opção oferecida por alguns programas de intercâmbio com hospedagem na escola, em um ambiente administrado pela escola ou em alojamentos em universidades. Esta hospedagem pode ser privativa ou compartilhada ou um ou mais estudantes de intercâmbio na mesma situação.
É bastante comum que você divida quarto, banheiro, cozinha e áreas comuns com outros estudantes. Entretanto, em alguns casos você pode escolher ficar em um quarto individual e ter um banheiro só para você.
Quais as vantagens do alojamento estudantil durante o intercâmbio?
Há também vantagens quanto ao alojamento estudantil:
- Há regras de convivência e horários, apesar de serem menos rígidos que em homestay.
- Se a hospedagem estudantil for coletiva, pode ser a opção mais em conta que morar em casa de família. Mas se optar por quarto e banheiro coletivo, o valor pode ser mais elevado.
- Geralmente, está localizado próximo à escola de idiomas, quando não anexo. Também em geral se localiza nas áreas mais centrais da cidade, perto a outras conveniências.
- Oferece mais liberdade, ainda mais se você for um estudante adulto.
- Você irá conhecer estudantes de todas as partes do planeta e isso pode ser muito positivo no seu aprendizado.
Qual a melhor opção?
A melhor opção é aquela que tem a ver mais com o seu perfil e com o que vem buscando em sua experiência de intercâmbio. Pessoas mais independentes e que preferem estudar e morar em lugares próximos, poderá ter mais êxito no alojamento estudantil. Quem prefere o ambiente familiar e não tem problema em se inserir em uma família estrangeira, poderá aprender muito mais rápido com a convivência diária. Deste modo, trata-se mais de uma opção pessoal.
Outras opções
Além da hospedagem em alojamento estudantil e casa de família, há quem prefira se hospedar em hotéis ou alugar a sua própria casa temporária. Com os aplicativos de hospedagem isso se tornou muito comum, ainda mais em programas de intercâmbio de média e longa duração. Além disso, é uma opção para quem leva a família durante o intercâmbio.
Fale com a BIL!
A BIL Intercâmbios conta com pacotes de programas de intercâmbio em diversos países e nos mais variados idiomas, para todas as idades. Desde 1985, a BIL vem realizando junto ao público brasileiro o sonho de estudar no exterior.
É parceira das melhores escolas de idiomas para estrangeiros ao redor do mundo. Oferecer segurança e apoio ao estudante durante todo o processo é um dos requisitos para a BIL efetivar as suas parcerias. Assim, oferecemos o melhor suporte em todos os momentos do seu intercâmbio, seja a sua hospedagem em casa de família ou alojamento estudantil.
Quer saber quais são as novidades e ofertas de intercâmbio para 2023? Fale com um de nossos consultores, e aproveite e garanta a sua matrícula!
Veja também: Rotina no Intercâmbio – Prepare-se desde já para a sua viagem!
Então, gostou das dicas sobre hospedagem durante o intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!