Inglês zero – Posso fazer um intercâmbio? Por onde começar?
Muitas das pessoas que sonham aprender um idioma fora do país não tomam a decisão, pois acreditam que é preciso pelo menos um nível básico ou intermediário para que a experiência – e os custos – valham a pena. Isso é um erro comum. Mesmo aqueles que tenha inglês zero, ou seja, nenhum conhecimento na língua inglesa, podem ter a experiência de cursar um programa de intercâmbio.
É importante ressaltar que um intercâmbio vai muito além do aprendizado da língua. Veja a seguir por que uma pessoa com inglês zero deve fazer um intercâmbio o quanto antes!
Mais do que aprender um idioma
Primeiramente, é preciso dizer que aprender inglês ou outro idioma não é a única vantagem de fazer um intercâmbio e nem o principal motivo que leva tantas pessoas a viajarem para o exterior em um programa deste gênero.
Intercâmbio é sinônimo de experiência de vida – experiência esta que também o fará aprofundar seus conhecimentos na língua, mas não só isso. O intercâmbio permite explorar novas culturas, conhecer pessoas de outros países, adquirir, em muitos casos, formação técnica, expandir habilidades, talentos e competências profissionais e humanas, e muito mais.
Em suma, o intercâmbio tem mais a ver com desenvolvimento individual e com independência, sendo a aprendizagem do idioma uma consequência muito esperada. Viver essa experiência não tem preço.
Intercâmbio para todos os níveis de inglês
Sim, é possível uma pessoa com zero inglês fazer um intercâmbio em qualquer momento da sua vida. É certo que muitos programas exigem pelo menos noções básicas e que em outros a proficiência é obrigatória – como é o caso dos intercâmbios de graduação e pós-graduação, por exemplo.
Mas saiba que há programas especiais para quem quer começar do zero. E esta experiência pode ser muito reveladora. A BIL Intercâmbios tem trazido ao Brasil programas para iniciantes, uma vez que há em nosso país um déficit muito grande de aprendizagem do segundo idioma com qualidade.
Programas de inglês para iniciantes
Os programas de inglês para iniciantes estão disponíveis para diferentes faixas etárias, em diferentes países. Há sempre muito mais a aprender nestes programas do que apenas o inglês e as atividades podem ser bastante diversificadas.
Há programas de 1 mês a mais extensos. A dica é fazer uma consulta com a equipe BIL Intercâmbios para saber quais as melhores opções para você. Você pode ainda conferir as ofertas neste link.
A escolha do programa de intercâmbio é muito importante para quem tem inglês zero
Uma dica muito importante é escolher o programa certo para a sua condição. Isto é, um programa de intercâmbio que permita com que fique 24 horas imerso no idioma com certeza fará com que você aprenda o idioma rapidamente mesmo que você tenha inglês zero.
Além disso, programas um pouco mais extensos permitem um aprofundamento mais sólido. O destino, a escola, as atividades oferecidas e o tempo disponível diariamente irão determinar que você saia do inglês zero ao avançado em pouco tempo. Há ainda fatores como comprometimento pessoal e dedicação. Assim, planeje a experiência do intercâmbio e escolha com cuidado o programa que irá cursar.
Veja também: Por que professores de inglês deve fazer um intercâmbio?
Gostou das dicas sobre intercâmbio para inglês zero? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!