Tempo de Leitura: 4 minutos

Se a sua maior dúvida é sobre ter que tirar visto de estudante para fazer o intercâmbio 2024, saiba que muitos programas e destinos não exigem autorização para a entrada do estudante ao país e nem o limita de estudar. Esta é uma vantagem para quem deseja fugir da burocracia ou para quem prefere um programa de intercâmbio de curta duração. A seguir, saiba quais são as suas opções!

Países X Vistos

Primeiramente, é preciso dizer que, por um período curto, muitos países não exigem vistos de brasileiros, facilitam a entrada com um simples visto digital ou dão a possibilidade de obter visto na chegada. Entre eles, estão:

  • União Europeia: A maioria dos países da União Europeia faz parte do Acordo de Schengen, que permite que cidadãos brasileiros entrem sem visto para estadias de até 90 dias em um período de 180 dias em vários países. No caso de cursos livres ou com baixa carga horária, não é preciso visto de estudante em muitos destes países.
  • Argentina, Uruguai e Paraguai: Os países do Mercosul têm acordos que facilitam a entrada de cidadãos brasileiros sem a necessidade de visto para estadias de curta duração. É perfeito para quem deseja se aprofundar no espanhol, idioma cada vez mais em alta no mercado de trabalho.
  • Chile: Os cidadãos brasileiros podem entrar no Chile sem visto para estadias de até 90 dias.
  • México: Cidadãos brasileiros podem entrar no México sem visto para estadias de até 180 dias.
  • África do Sul: Os cidadãos brasileiros podem entrar na África do Sul sem visto para turismo por até 90 dias. É uma opção de destino de baixo custo com excelentes cursos para quem deseja aprender inglês.

Programas de intercâmbio que não exigem visto

Certamente, a BIL possui escolas especializadas no ensino do idioma para estrangeiros em todos os continentes. Por isso, possui opções de programas em países que não exigem vistos de acordo com determinadas condições. Sobretudo, selecionamos alguns programas que não possuem a exigência de visto de estudante ou mesmo visto comum de ingresso e que já contam com matrículas abertas para 2024. Confira.

Emirados Árabes – Dubai

Você pode aplicar como visto de turismo se for estudar até 90 dias ou como visto de estudante caso você escolha ficar mais que 90 dias. Ou seja, a emissão do visto é simples e rápida, ficando pronta, normalmente em até 2 semanas. A vantagem neste caso é que o visto é digital. Veja mais nesta página!

África do Sul

Em suma, os estudantes brasileiros que desejam estudar na África do Sul por até 90 dias não precisam obter um visto prévio. Isto é, ao desembarcar no país será exigido apenas o Certificado Internacional de Vacinação, passaporte e passagem de volta. Saiba mais aqui!

Nova Zelândia

Em destaque, quem possui passaporte brasileiro não precisa de visto para entrar na Nova Zelândia, e pode permanecer lá, como turista ou estudando, por até 3 meses. Estas são opções de pacotes de intercâmbio para a Nova Zelândia. O país ainda permite que o estudante estude e trabalhe no período de intercâmbio, mas neste caso, há um visto específico, já que é permitido para quem ficar no país por mais de 14 semanas.

Inglaterra

A Inglaterra permite o acesso de estrangeiros dando a permissão quando o turista chaga ao país. Além disso, é possível fazer um intercâmbio sem visto, desde que os seus estudos não ultrapassem o período de seis meses. Veja aqui como trabalhar e estudar na Inglaterra sem visto!

Caso contrário, você deve solicitar um visto de estudante do Reino Unido, do qual a Inglaterra faz parte, ainda no Brasil. Deste modo, é preciso consultar todas as regras para a retirada no site oficial do consulado. Estas são as suas opções de cursos na Inglaterra!

Irlanda

Você pode fazer um intercâmbio sem visto na Irlanda por até 90 dias ou mais, sem procurar uma representação consular irlandesa no Brasil. No entanto, para um período de estudos superior a esse, é necessário fazer seu registro no escritório de imigração nos seus primeiros dias no país e solicitar o IRP – Irish Residence Permit – que permite estudar e trabalhar na Irlanda durante o período do seu curso.

Assim, há ainda a opção de estudar e trabalhar na Irlanda durante o seu intercâmbio, mas para isso é preciso tirar o visto adequado, cujo processo é menos burocratizado que em outros países. Saiba mais aqui!

Malta

Cada vez mais procurado como opção para aprender inglês no exterior, Malta, assim como outros países europeus, não há a necessidade de visto para cursos realizados com duração de 90 dias. Desta forma, após 12 semanas, os estudantes devem se aplicar para um visto de estudante com pelo menos 4 semanas de antecedência do vencimento dos 90 dias. Veja detalhes dos cursos em Malta neste link!

Fale com a BIL!

Não é uma boa notícia para quem sempre sonhou em fazer um intercâmbio? Escolha o destino e faça as suas malas! Antes, agende uma conversa com um especialista BIL e saiba quais as melhores opções de programas de intercâmbio para o seu perfil. Para finalizar, aproveite ainda as promoções para 2024 – muitas opções já contam com inscrições abertas. Confira!

Veja também: Países para pessoas com nível zero de inglês – É possível?

Então, gostou das dicas sobre intercâmbios que não exigem visto? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!