Intercâmbio em Grupo – É possível adquirir independência?
O intercâmbio em grupo oferece segurança e muita diversão na hora de estudar fora. Em geral, corresponde em cursos de curta duração, que muitas vezes ocorrem nas férias brasileiras. Mas será que é possível aprender mais e ser independente estando em um grupo de estudantes? A seguir, confira algumas respostas sobre o assunto!
Explore as oportunidades em seu intercâmbio em grupo
Primeiramente, sempre haverá formas de você explorar o destino do intercâmbio em grupo sem as pessoas que estão viajando com você, seja no comércio local, interagindo com nativos e professores e em outras oportunidades de interação.
Portanto, explore todas as possibilidades de usar o segundo idioma em sua viagem, independentemente do grupo em que está. Lembre-se de que a experiência é em grupo, mas o aprendizado é individual. Tenha uma postura independente!
Aproveite os momentos sozinho
Não há problema algum aproveitar os momentos do seu intercâmbio em grupo para aprender sozinho. O contrário também é válido: aproveite os momentos em grupo para aprender o máximo possível. Afinal, o seu programa de intercâmbio será composto por pessoas de outras partes do mundo que também precisam aprender.
Logo, tenha experiências sozinho, com pessoas do seu grupo e fora dele. Mas aproveite as dinâmicas para aproveitar o seu tempo aprendendo. A dica é falar apenas no idioma a ser aprendido, o tempo todo. Coloque isso como uma meta!
Aprenda com os erros dos outros
Aprender com nossos próprios erros é essencial para o processo de aprendizagem, ainda mais de um novo idioma. Faz parte! Assim, permita-se errar! E mais ainda: aprenda também com o erro dos outros, sempre mantendo a atenção plena em suas falas e interações.
Conheça pessoas de outras partes do mundo
Como dito, os programas de intercâmbio recebem estudantes de todas as partes do mundo, com o mesmo objetivo que o seu: aprender mais sobre uma nova língua. Geralmente, intercâmbio em grupo é comporto por um grupo de brasileiros que se une a outros estudantes. Possui curta duração e é intenso, aproveitando cada minuto para induzir o aluno a aprender. Aproveite para conhecer pessoas de outras regiões, inclusive nativos.
Faça networking
O networking é o resultado de suas interações no intercâmbio em grupo. Leve os seus contatos para além do intercâmbio e crie uma rede de relacionamentos, pois isso permite, além de fazer amigos, continuar praticando após a viagem!
Veja também: Intercâmbio na Suíça – 8 motivos para escolher este país
Então, gostou das dicas sobre férias em grupo? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!