Intercâmbio – O que é? Como funciona?
Chegou a hora de você tirar todas as suas dúvidas sobre intercâmbio! Com isso, você terá mais condições de se decidir para onde e quando deseja estudar no exterior. O intercâmbio é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa e pode ser na sua também. Veja a seguir um guia completo que preparamos com as principais perguntas e respostas sobre intercâmbio – e marque hoje mesmo uma consulta com a equipe BIL Intercâmbios para agendar a sua viagem!
O que é um intercâmbio?
Primeiramente, um intercâmbio é uma viagem de curta, média ou longa duração, cujo objetivo é estudar em um país estrangeiro. Em geral, busca-se o aperfeiçoamento e domínio de um segundo idioma, mas também, além de estudar a língua, você pode estudar outras coisas: fazer uma graduação ou pós-graduação, realizar cursos livres ou técnicos, estudar o idioma sob a perspectiva de uma profissão ou área do conhecimento, etc.
Deste modo, a vantagem do intercâmbio é que permite a imersão na cultura e na língua, fazendo com que a pessoa aprenda o idioma mais rápido e de forma mais completa. Logo, o investimento compensa. Além disso, você pode ainda fazer viagens e passeios, fazer amigos para toda a vida e até mesmo trabalhar, quando o país e sua legislação permitem.
Em suma, não se trata de uma mera viagem de turismo, mas sim de aperfeiçoamento e formação, e está sempre vinculada ao aprendizado, seja de idioma ou outras disciplinas. Em geral, dependendo do tempo da viagem, é preciso ter um visto específico para poder estudar.
Quais são os tipos mais comuns de intercâmbio?
Há muitos tipos de intercâmbio: de curta duração, de longa duração, para estudo exclusivo do idioma, High School (quando se faz uma parte do Ensino Médio no exterior), profissionalizante (quando se faz um curso livre ou técnico durante a viagem), para adultos (geralmente, para quem já possui uma carreira), de estudo e trabalho (disponível em alguns países), de férias, em grupo, universitário ou de pós-graduação (no caso, é o intercâmbio acadêmico), au pair (de estudo e trabalho com acompanhamento de crianças na família que hospeda), voluntário (quando se propõe a realizar atividades voluntárias de natureza social ou ambiental), etc.
Desta forma, há muitos tipos de intercâmbio e muitos destinos que você pode escolher. Tudo vai depender do tempo de duração e objetivo da sua viagem. Sobre os diferentes tipos de intercâmbio, veja mais nesta matéria.
Qual o primeiro passo para quem quer estudar no exterior?
Assim, o primeiro passo para quem deseja fazer um intercâmbio é fazer uma reflexão pessoal sobre o seu momento: você está disposto a curtir esta experiência? Se é o seu desejo, você deve partir para a parte prática.
Ou seja, faça uma pesquisa sobre possíveis países e localidades que desejaria conhecer e pense sobre quais o principal objetivo da sua viagem: estudar o idioma, estudar o idioma e cursar uma graduação, trabalhar meio período, etc.
O próximo passo é entrar em contato com uma agência especializada. A BIL Intercâmbios atua neste segmento desde 1985 e levou milhares de brasileiros a outros países, proporcionando uma experiência única para cada um.
Sobretudo, a agência, possui uma rede de parceira com as melhores escolhas de idiomas para intercâmbio e instituições de ensino do mundo, em todos os níveis acadêmicos. Conheça todas as opções de intercâmbio da BIL e marque uma consulta com um dos nossos especialistas para tirar todas as dúvidas.
Qual a melhor idade para fazer um intercâmbio?
Não há idade certa para fazer intercâmbio. Isto é, há programas para todas as idades – de adolescentes a terceira idade. Antigamente, o intercâmbio era uma ideia vinculada apenas ao público jovem. No entanto, na última década, se popularizaram intercâmbio para adultos e outras modalidades para todas as idades.
Quanto custa um intercâmbio?
Atualmente, há preços muito acessíveis de programas de intercâmbio. O valor vai depender da duração do seu curso e do tipo de intercâmbio que deseja cursar. Por exemplo, um intercâmbio de graduação em uma instituição privada terá um custo muito maior do que um programa de curta duração – além de exigir muito tempo do estudante.
Inclusive, a dica é conversar com a equipe BIL Intercâmbios e saber qual a melhor opção para você, estabelecendo um orçamento que seja adequado. A BIL tem inclusive opções de parcelamento, em que você pode quitar a sua viagem e seu curso antes mesmo de embarcar. Fale com a gente e confira!
Como fazer um intercâmbio com as restrições da pandemia?
Nem todos os países possuem fronteiras abertas para visitantes ou estudantes de intercâmbio. Sempre divulgamos a situação das fronteiras aqui no Blog da BIL – veja nesta matéria as últimas novidades.
Além disso, há tipos de viagens sendo liberadas e outros não. Para saber quais os países que estão aceitando viajantes, pesquise pelo país para o qual deseja viajar e veja no site oficial quais são os vistos que são liberados, além de datas e locais.
Aliás, outro aspecto muito importante são os requisitos de viagem em relação à vacina e aos cuidados em relação à COVID. Cada caso é um caso. Ou seja, cada país estabelece se precisa haver tempo de quarentena obrigatório em hotel, quais os tipos aceitos de vacinas, qual o tipo de comprovação necessária, testes negativos e prazos, de quais países são aceitos os viajantes, tipos de vistos permitidos e tempo de permanência no país, etc.
Para finalizar, o que você deve saber por hora é que a maioria dos países estão solicitando vacinação completa e comprovada antes do embarque e testes prévios, com até 3 dias, antes de entrar no avião. No entanto, alguns imunizantes não são aceitos em todos os países. É importante verificar no site das embaixadas e consulados quais os critérios. Além disso, alguns países têm previsão de abertura nos próximos meses e outros ainda não contam com previsão.
Veja também: Intercâmbio em Malta – Tudo o que você precisa saber
Então, gostou das dicas sobre intercâmbio? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!