Tempo de Leitura: 3 minutos

Para alguns, é um choque ver que no intercâmbio nem tudo são flores: a ideia do intercâmbio instagramável cairá por terra na primeira semana. Viajar é uma experiência muito além de fotos bonitas e coloridas. É uma oportunidade de crescimento e adaptação, cheia de desafios, mas que no final valerá a pena cada segundo. A seguir, veja as diferenças do intercâmbio real X o intercâmbio instagramável e saiba como se adaptar para aproveitar todos os momentos.

Intercâmbio Real x Intercâmbio Instagrámavel

A vida é muito maior do que vemos nas redes sociais. Quando você se depara com fotos lindíssima de lugares e atividades de pessoas em intercâmbio, justamente para aqueles destinos que sempre sonhou conhecer, saiba que tudo o que aparece nas imagens é real, mas há muito mais que não aparecerá ali.

É emocionante conhecer de perto os pontos turísticos que você sempre sonhou, mas é importante estar preparado para filas intermináveis, confusão, locais cheios de turistas, atrasos – seja nos transportes ou para você tirar aquele clique especial.

Nem tudo são flores! E está tudo bem! Ninguém mostra os bastidores destas fotos instagramáveis. E por mais desafiadores que sejam alguns momentos, eles valem muito a pena, seja para tirar você da zona de conforto e fazê-lo crescer e se adaptar. O ganho é imensurável, porque crescemos na falta, quando falta algo, quando sentimos saudade ou a necessidade de superamos.

Esteja sempre aberto às novidades

O intercâmbio é uma aventura que promete uma imersão cultural profunda, mas há uma crescente dicotomia entre a realidade do intercâmbio e a sua versão “instagramável”. Enquanto as fotos postadas nas redes sociais exibem cenários idílicos e sorrisos radiantes, a verdade é que os desafios enfrentados pelos viajantes são muito reais e, por vezes, árduos.

Adaptação cultural em foco

Um dos primeiros desafios que os intercambistas encontram é a adaptação cultural. Viver em um novo país implica em enfrentar uma série de diferenças culturais, desde hábitos alimentares até formas de comunicação. A barreira do idioma pode ser especialmente difícil de transpor, dificultando a interação com os locais e a compreensão do ambiente ao redor.

A confusão também é uma constante. Navegar por sistemas de transporte público desconhecidos, lidar com burocracias em um idioma estrangeiro e tentar encontrar seu caminho em ruas labirínticas são apenas alguns dos desafios diários enfrentados pelos viajantes. Sem contar aqueles desafios gastronômicos: você não vai gostar de tudo o que comer, e tudo bem. O que vale é a experiência! Não deixe de provar nada!

Lidando com pessoas em qualquer lugar do mundo

Além disso, os pontos turísticos famosos muitas vezes são sinônimos de filas intermináveis e locais lotados. O desejo de capturar o momento perfeito muitas vezes se choca com a realidade de ter que esperar horas em uma fila para tirar uma única foto. A atmosfera frenética e aglomerada pode tirar a magia de lugares que pareciam tão encantadores nas fotos.

Os desafios são a essência de todo intercâmbio

Todos esses obstáculos fazem parte da essência do intercâmbio. É justamente ao enfrentar essas adversidades que os intercambistas têm a oportunidade de crescer e se desenvolver pessoalmente. Afinal, é na zona de desconforto que ocorre o verdadeiro aprendizado.

Resolver problemas reais, como lidar com a burocracia local ou encontrar soluções criativas para se comunicar em um idioma desconhecido, é fundamental para uma experiência gratificante de intercâmbio. Essas experiências proporcionam um crescimento pessoal significativo e ajudam a criar memórias duradouras. Portanto, embora nem sempre seja fácil e nem tudo seja perfeito, o intercâmbio é uma experiência que vale a pena.

Veja também: Cursos noturnos no Canadá – Mais tempo para passear e trabalhar

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio real X intercâmbio instagramável? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!