O que o inglês e o francês têm em comum?
O inglês e francês são duas das línguas mais faladas no mundo, tendo muita relevância no mercado profissional e em áreas acadêmicas, por exemplo. E muitos são os estudantes que buscam programas de intercâmbio para aprender com mais profundidade uma destas línguas ou até mesmo as duas. Inclusive, muitas escolas de idiomas para estrangeiros canadenses oferecem programas bilíngues.
Mas você sabe o que o inglês e francês têm em comum? E quais são os seus diferenciais?
A origem dos idiomas inglês e francês
Em resumo, o francês tem a mesma origem do português, já que são línguas derivadas do latim, as chamadas línguas românicas. Por mais que haja grandes diferenças, elas têm a mesma origem e, justamente por isso, para a maioria das pessoas, é mais fácil estudar o francês em relação ao inglês.
Já a língua inglesa é uma língua germânica ocidental, que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra. Como tota língua é dinâmica e recebe influência de outras culturas que não é a sua original, é verdade que um grande números de palavras em inglês são construídos com base nas raízes do latim. Há trocas inclusive entre os idiomas inglês e francês.
É claro que há palavras em inglês que são mais fáceis de aprender que no francês, pois algumas palavras inglesas têm origem latina, como o português, e outras em francês têm outra origem que não é latina. A exemplo, a palavra carro (em português), car (em inglês) e voiture (em francês, que não veio da palavra “carrum” do latim, mas da palavra “vectura” vinda do verbo “vehere” – levar, carregar).
Logo, é preciso relativizar durante o processo de aprendizagem do idioma. Além disso, o cérebro sempre aprende por associação, buscando sempre o caminho mais fácil, independentemente do idioma. Isso porque o cérebro busca aprender utilizando como referência a estrutura da língua nativa como base.
Por que estudar inglês e francês?
Realmente, não é fácil aprender uma nova língua. Mas quem se adapta e passa a estudar um idioma estrangeiro, tem mais facilidade para estudar um segundo. Aliás, o mundo e o mercado de trabalho cada vez mais exige que as pessoas dominem mais de duas línguas, para tornarem-se mais autônomos em um mundo acelerado de informações.
Por isso, muitas escolas canadenses oferecem programas bilingues – inglês e francês – para estudantes do mundo interior, o que pode ser uma ótima oportunidade de aprender em menos tempo e com o melhor custo-benefício.
Desta forma, fale com um consultor BIL e saiba quais são os programas bilíngues disponíveis para 2023 e até mesmo opções de intercâmbio para estudar apenas um destes idiomas. Aproveite este ano para estudar e explorar o mundo!
Veja também: Intercâmbio em Grupo – É possível adquirir independência?
Então, gostou das dicas sobre estudar inglês e francês? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!