Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que é possível aprender um idioma no exterior de forma muito mais rápida e econômica? O intercâmbio de férias oferece uma oportunidade para adquiri mais fluência em menor tempo, com um custo muitas vezes parecidos com férias comuns em um destino brasileiro. É uma forma de alavancar a carreira, incentivar adolescentes e jovens a terem um futuro melhor ou até mesmo viajar e aprender em família. Confira todos os detalhes!

Afinal, o que é um Intercâmbio de Férias?

Um intercâmbio de férias é um programa de curta duração, com aulas intensivas, que acontecem sempre entre junho e agosto ou dezembro e janeiro – ou seja, nas férias escolares brasileiras – e podem ter entre 2 a 4 semanas de duração. Os destinos são variados, assim como existem cursos dedicados a jovens e adolescentes bem como ao público adulto, de forma separada.

Assim como qualquer outro programa de intercâmbio, o aluno se hospeda em alojamento estudantil ou casa de família, tem aulas intensivas na escola de idiomas (sempre um parceiro especializado da BIL) durante um período do dia e, no restante do tempo, pode realizar atividades extras, passear pelo destino, fazer uma carga horária maior de aulas ou até mesmo trabalhar (home office, no caso de adultos).

Pode-se ainda optar por um curso de idiomas com foco profissional, artístico, esportivo, etc., dependendo da disponibilidade. Há programas em que é possível levar a família e engajar todos em aulas de línguas. Os programas de intercâmbio de férias podem acontecer em grupo ou individualmente.

Quais as vantagens?

Você pode viajar com a família, estudar enquanto viaja ou viajar com outros brasileiros (no caso do Férias Teen). Pode ainda economizar muito em relação a um semestre de curso no Brasil, estudando o tempo todo enquanto viaja, e tendo aulas intensivas em escolas muito conceituadas.

Além disso, pode aproveitar as férias e conhecer um novo país, aprendendo um idioma que abrirá portas. É possível turbinar o currículo com um nível maior de fluência, assim como crescer pessoalmente e se desenvolver lidando com situações cotidianas em outro idioma e cultura. Você irá também fazer vários passeios turísticos, explorar pontos turísticos icônicos, experimentar a culinária local e mergulhar na cultura do país anfitrião. As vantagens são muitas e tudo isso acontece em pouco tempo.

Aqui você pode conferir outras vantagens do intercâmbio de férias.

Quem pode fazer um Intercâmbio de Férias?

Em suma, qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio de férias. Tudo vai depender do programa e do destino escolhidos. O Férias Teen, por exemplo, é destinado a jovens e adolescentes de 13 a 17 anos e acontece em destinos como Londres, Montreal, Toronto, Califórnia e Nova York. Os alunos têm aulas intensivas pela manhã, geralmente em um campus universitário e à tarde fazem aulas extras, passeios guiados, interagem com outros alunos de outras partes do mundo e muito mais.

Este programa é em grupo, com guias brasileiros acompanhando toda a viagem. Já o Férias VIP é destinado a adultos e também é um programa de curta duração. Há ainda outros programas que podem ser realizados durante às férias, incluindo programas em família – fale com um consultor BIL para saber mais.

Vale destacar que os alunos são separados em sala de aula conforme o nível do idioma, e a maioria das escolas oferece aulas extras como de conversação e um calendário de atividades para os alunos aproveitarem mais ainda o programa.

Quando viajar em seu Intercâmbio de Férias?

O intercâmbio de férias acontece nas férias escolares brasileiras, especialmente em programas como o Férias Teen. Assim, nos meses de dezembro e janeiro, quando é frio no hemisfério norte e verão no hemisfério sul, e entre junho e agosto, quando é frio no hemisfério sul e quente no norte, ocorrem estes cursos intensivos. É uma forma de conhecer o clima e aproveitar as atividades sazonais de outros países.

No entanto, há programas que são de curta duração com aulas intensivas em outros períodos do ano, ainda mais quando são programas destinados a adultos e profissionais que buscam aprofundar o idioma como qualificação profissional. Há cursos de viagens individuais sem guias para vários destinos – veja no link no final deste artigo as opções de cursos.

Dá para ficar mais tempo?

O intercâmbio de férias é sempre uma porta de entrada para um universo de possibilidades. Por exemplo, pode ser uma primeira experiência para quem deseja realizar um curso de média e longa duração no exterior, para quem deseja ter uma primeira experiência e conhecer o mercado de trabalho ou fazer networking para uma carreira global (no caso dos adultos) ou mesmo para quem um dia deseja imigrar, fazer uma faculdade ou pós-graduação no exterior, entre outros objetivos.

Posteriormente, é possível fazer um programa que permite estudar e trabalhar durante o intercâmbio para um aprofundamento ainda maior – veja mais neste e-book gratuito!

Quais os melhores cursos de intercâmbio de férias?

Confira neste link todos os cursos de intercâmbio de férias sem guias para viajantes a partir de 9 anos. Veja também o e-book do Férias Teen, destinado ao público jovem. E para o público adulto, confira o e-book do Férias VIP. Fale com o consultor BIL e conheça outros programas e possibilidades de intercâmbio de férias!

Veja também: Férias Teen Califórnia 2024 – Intercâmbio com matrículas abertas!

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio de férias? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram! Conheça também a nossa página no LinkedIn!